ESCOLA TERRA MATER

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ens. Fund. II - ILHA DO CARDOSO

Ilha do Cardoso - Estudo do Meio – 8º ano

        Através do Estudo do Meio à Ilha do Cardoso, litoral Sul de São Paulo, os alunos do 8º ano entraram em contato direto com um Parque Estadual, referência em todo o Brasil. Composto por cenários naturais: costão rochoso, praia, restinga-jundu, Mata Atlântica, mangue, planície litorânea,  rio, região estuarina...  permitem um trabalho de  observação de espécies vegetais e animais nos diferentes ecossistemas, tendo como produto final a elaboração de textos feitos pelos alunos e painéis fotográficas.
         O olhar especial para esta região se revelou antes da viagem, por meio de mapas e pré-leituras, e, no local, na convivência com os moradores da ilha: histórias e experiências; em relação ao tempo da natureza através das marés, nas mudanças físicas no meio ambiente, tais como alterações com a sedimentação no costão rochoso ou na foz do rio Perequê.
         Estudar a Ilha do Cardoso é entender a importância da natureza exuberante deste Parque Estadual, sua importância para a humanidade, bem como o papel de cada um na utilização e preservação dessa reserva ambiental e sua biodiversidade.