ESCOLA TERRA MATER

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ensino Fund. II - Alunos do 9º ano visita a Faculdade de Medicina ABC

Os alunos do 9º ano tiveram aula de genética em laboratório real da medicina ABC.

Nossos alunos trocaram as salas de aulas por laboratórios práticos de ensino e de atendimento no campus universitário em Santo André, no ABC Paulista, em visita que serviu, inclusive, como extensão às aulas de ciências.

Um dos destaques programados foi a extração de DNA do morango. “Foi uma aula totalmente interativa, pois queríamos a participação dos alunos. Aplicaram produtos caseiros como detergente, álcool e sal, que simulam as substâncias utilizadas normalmente em laboratório”. Os alunos da Terra Mater também tiveram acesso aos microscópios do setor de Genética e Reprodução Humana, onde viram em detalhes cromossomos, cujas sequencias possibilitam desvendar o código genético humano.

Reanimação do paciente vítima de acidente e aplicação de técnicas de ressuscitação na parada cardiorrespiratória também foram situações compartilhadas na prática com os alunos da escola Terra Mater. Outro destaque da visita ocorreu no prédio de Anatomia, onde houve aula prática em cadáveres sobre o sistema respiratório. “Foi uma oportunidade excelente para confrontarem o conteúdo curricular com a aplicação do conhecimento”, aponta professora Renata Aranha, gerente acadêmica da Medicina ABC.

Links sobre a matéria:
http://fuabc.org.br/noticias/alunos-do-ensino-fundamental-terao-aula-de-genetica-em-laboratorio-real-da-medicina-abc/
http://www.abcdoabc.com.br/santo-andre/noticia/adolescentes-tem-aula-genetica-laboratorio-profissional-19455

http://www.jornalhojelivre.com.br/adolescentes-tem-aula-de-genetica-em-laboratorio-profissional/