ESCOLA TERRA MATER

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ens. Fundamental II - Estudo do Meio - 6os anos

Laranjas, Flores e Muitas Histórias em Holambra

            Durante os dias 24, 25 e 26 de setembro mais uma vez a Escola Terra Mater realizou um estudo do meio com os alunos dos 6os anos na região de Campinas, interior do estado de São Paulo.
            Na oportunidade, os alunos conheceram todo o processo de plantio, beneficiamento e transporte da laranja, um dos principais produtos de exportação do Sítio das Laranjeiras. Após o almoço, desfrutaram de uma volta ao século passado viajando por cerca de 14 km em uma legitima Maria Fumaça entre as estações ferroviárias de Anhumas e Tanquinho entre as cidades de Campinas e Jaguariúna.
            Um outro lugar onde os alunos curtiram bastante foi a reserva preservacionista do jacaré do papo amarelo, aprenderam sobre o modo de vida deste animal e fotografaram muitos outros tais como aves, cobra, macaco...
         Outro local visitado foi a fazenda Tozan que em japonês significa Monte’Deste, aqui conheceram toda infraestrutura para se produzir café como as máquinas, ferramentas, terreiros, tulha, casa sede e é claro uma imensa plantação de rubiácea.
            Para finalizar os alunos visitaram a Fazenda Terra Viva, local de plantação de flores e a Expoflora, uma grande exposição de flores voltada para o comércio e repleta de lembranças holandesas típicas da região, tudo isso na melhor companhia da coordenadora Christina e dos queridos professores Neusa e Luiz. Um abraço a todos e até a próxima.

                                                                             Profº. Rodrigo
                                                                                          Setembro 2014