ESCOLA TERRA MATER

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ensino Fundamental II - Projeto Aquaponia

ETAPAS DO PROJETO AQUAPONIA


I - ETAPA
1-    Inicialmente, os alunos dos 6ºs. e 7º Anos, por meio de pesquisas, palestras e filmes aprenderam o que é aquaponia e seus benefícios e sua grande ligação com a sustentabilidade. Este momento foi registrado com de fotos.





2-    A implantação do sistema de aquaponia foi em um local apropriado para a montagem dos canteiros horizontais, verticais, tanque dos peixes enfim, toda a infraestrutura necessária.




II - ETAPA
1-   Com o sistema parcialmente implantado os alunos plantaram mudas de várias hortaliças e legumes: couve, alface, cebolinha, salsinha, beterraba, inhame. Neste momento, os peixes ainda não tinham sido colocados nos tanques.





2-    Durante as férias, foi acrescentado à água, nutrientes e alguns produtos para preparar o sistema para os peixes.


3-    Na volta das férias os alunos foram acompanhando o crescimento das verduras. Foram divididos em pequenos grupos e mediram diariamente o PH da água, comparando com uma tabela e enviando os dados via email para a equipe que implantou o sistema.




III - ETAPA
1-    Os pés de alface cresceram ainda no sistema de hidroponia, os peixes só foram colocados quando o PH da água esteve entre 6,2 e 6,4 durante três dias.



2-    Depois dos peixes colocados nos tanques, o sistema ficou, completo mas ainda foi necessário medir constantemente o PH da água para analisar se os valores se mativeram estáveis.

 



IV - ETAPA

1-    As plantas se desenvoleram após 25 dias. A próxima etapa foi a colheita dos alfaces, feita pelos alunos. Eles colheram, cortaram as raízes, lavaram e prepararam uma grande salada. Todos se entusiasmaram muito e tiveram oportunidade de comer hortaliças plantadas por eles mesmos e totalmente orgânicas, sem adição de qualquer agrotóxico.

           

           







2-    Após saborearem a salada, os alunos, plantaram mudas de morango e tomates nos tanques verticais.
Continuamos a acompanhar o crescimento das hortaliças, legumes e agora, também dos morangos e tomates.




V - ETAPA

      1 - Elaboração de jogos lúdicos sobre aquaponia pelos alunos dos 6ºs. e 7º anos, cujo publico alvo serão criados na faixa etária entre 3 a 6 anos e para alunos a partir de 8 anos de idade.






           
        O controle do PH da água continua e os dados são enviados por email.