ESCOLA TERRA MATER

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Ensino Fund. II - Estudo do Meio - 7º anos A e B

BOCAINA (MONTES ALTOS)


            Nos dias 4, 5 e 6 de junho deste ano, os alunos dos 7º anos A e B tiveram o privilégio de conhecer a região do Vale do Paraíba paulista, o chamado fundo do vale histórico. Na oportunidade visitaram cidades bastante diferentes do ponto de vista econômico e tecnológico.
            A mais importante cidade da região é São José dos Campos que possui um grande desenvolvimento urbano e reúne muita tecnologia nas áreas da indústria e de pesquisa aeroespacial.
            Seguindo pela rodovia presidente Dutra a aproximadamente 280 km de São Paulo, o Vale do Paraíba já difere muito do progresso e é possível de se notar as chamadas “cidades mortas” na qual monteiro Lobato se referiu em seu livro de mesmo título.
            As cidades de Queluz, Areias, São José do Barreiro e principalmente Bananal ainda resistem e oferecem muita história e geografia para serem exploradas.
            Neste estudo, os alunos realizaram visitas, conheceram pessoas e lugares únicos do nosso Estado, puderam também imaginar como teria sido a vida de luxo dos barões de café por meio de seus casarões centenários e imponência de suas outras construções, além de conhecer a pecuária extensiva e a Serra da Bocaina que na língua tupi-guarani significa Montes Altos.